Imprimir

A Empresa

Deslocar-se melhor na cidade 

 

Os últimos 50 anos caracterizaram-se por um crescimento explosivo da população urbana. O modelo urbano vê-se cada vez mais condicionado pelo automóvel. Muitas famílias optaram por “viver no campo” e possuem vários automóveis para satisfazer as suas necessidades em termos de mobilidade. As consequências desta expansão urbana são bem conhecidas: fim das relações sociais entre vizinhos, dependência do automóvel, aumento das deslocações e aumento das despesas de transporte. 

 

As cidades que conseguiram conservar as actividades comerciais e culturais do seu centro histórico, são ameaçadas pelo congestionamento e degradação do meio ambiente. Enquanto as ligações interurbanas e intercontinentais são cada vez mais rápidas, as deslocações na cidade continuam a ser lentas. O congestionamento é um obstáculo capital ao desenvolvimento económico e cultural das nossas cidades. O uso incontrolado do automóvel na cidade prejudica a saúde dos habitantes, que sofrem o ruído e a contaminação do ar, contribuindo para o esgotamento das energias renováveis e emissões de gases nocivos. 

 

O desenvolvimento sustentável das cidades já não é apenas um assunto de debate teórico, mas reclama medidas concretas para se fazer realidade. Os cidadãos criam a ideia de que o seu futuro e o dos seus filhos dependem das decisões e das acções dos responsáveis políticos da planificação urbana e dos transportes. Para garantir a acessibilidade das actividades urbanas a todos os cidadãos – incluindo os que possuem automóvel – e melhorar a qualidade de vida na cidade, é necessário limitar o uso do automóvel e dar prioridade ao transporte publico, aos peões e ciclistas. 

 

Conseguiram-se progressos e podemos observar alguns bons exemplos de regeneração dos centros, fiéis à herança cultural das cidades, progressos esses que fazem com que os seus cidadãos possam usufruir e se sintam orgulhosos. 

 

Com este propósito, lançou a Câmara Municipal de Vila Real um concurso público internacional para a exploração e manutenção da rede de transportes públicos urbanos de Vila Real, de que saímos vencedores. No cumprimento do estabelecido, foi constituída a empresa CORGOBUS – Transportes Urbanos de Vila Real, Soc. Unipessoal, Lda., tendo iniciado a operação em 29.11.2004. O Capital da Corgobus é detido na íntegra pela CTSA.

 

A Corgobus tem como objectivo a exploração e manutenção da rede de transportes públicos urbanos de passageiros da Cidade de Vila Real, em regime de exclusivo. 

 

Temos o propósito de alicerçar a política desta empresa nos pressupostos de responsabilidade ambiental, social e económica. Nesse sentido, continuaremos a unir esforços com os nossos clientes, fornecedores e colaboradores, racionalizando e optimizando os recursos disponíveis.